quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O perigo do ocultismo

             ENFOQUE BÍBLICO





 " NÃO VOS VIRAREIS PARA OS ADIVINHADORES E ENCANTADORES; NÃO OS BUSQUEIS, CONTAMINANDO-VOS COM ELES; EU SOU O SENHOR VOSSO DEUS".
               LEVÍTICO 19.31




Mensagem da Semana:
    
 O misticismo esta destacando muito ultimamente. É comum ouvirmos falar sobre hipnose , supertição, numerologia e tantas outras práticas ocultistas em desenhos animados, programas de televisão e revistas.
 
    O assunto está na moda. Porém, você sabia que a Bíblia condena, sem exceção, todos os tipos de práticas olcutistas? A palavra de Deus diz que elas são consideradas abominação diante do senhor(Dt 18.12)! o cristão sincero afastar-se completamente do ocultismo.

Minha oração



 Há muitas pessoas vivendo sob as densas trevas do ocultismo. Elas baseiam suas vidas e decisões em supertições, numerologias , astrologias , pedras de toque , talismãs e magias em busca de luz , paz e direção. Ore por essas pessoas. Interceda pela salvação delas.
Peça a Deus, também, graça e sabedoria para você falar- lhes de jesus!



 Bíblia em Foco


  O QUÉ É OCULTISMO ?

    É o estudo e busca por fenômenos sobrenaturais. É o uso e a valorização de magias e artes ocultas prara produzir o sobrenatural. Todas as vezes que você vê heróis que usam magias para vencer os vilões, o uso de símbolos esotéricos e a hipnose sendo usada como algo normal, está diante de práticas ocultistas, Porém a palavra de Deus condena veementemente essas práticas, pois são abominação  (Dt 18.30-13)

a) As práticas ocultistas tem ligações demoníacas e são condenadas por Deus:




 O livro de Deuteronômio enumera muitas práticas ocultistas, asseverando que todas são condenadas por Deus: advinhar, prognosticar e agourar, que são práticas de tentar prever o futuro a partir de supertições ou consulta aos astros; feitiçaria, encatamento, magia e consulta aos mortos. À luz da Bíblia, quem consulta os mortos está na verdade, consultando demônios, pois aBíblia afirma que quem morre não pode voltar para falar com os  vivos
 (Lc  16.22-31;  Hb 9.27) e o próprio Satanás se transforma até em anjo de luz para enganar as pessoas (2 Co 11.14).
b) O panteísmo, princípio que reage o ocultismo, é condenada pela Bíblia :
  O Panteísmo é a crença que confunde Deus com o universo. Segundo esse pensamento, Deus e o universo são uma e a mesma coisa. Deus está em todas as coisas e todas as coisas são Deua. Ou seja, Deus não seria um ser pessoal, mas uma  energia que se encontrada em todas as coisas na natureza , inclusive no ser humano. seria uma especie de  "força cósmica".
  Esse pensamento falso leva pessoas a procurarem o ocultismo, pois passam a acreditar que a " energia" que está manipulada  por quem quiser, mas um Deus pessoal e soberano (Is43.10-13;44.6-9), amoroso (1Jo 4.8), santo e imutável (Sl 55.19; Ml 3.6; Hb 13.8; Tg1.17).
Deus não é como o universo, pois ele é o seu Criador ( Gn 1.1; Nm 9.6; Sl 33.9; 148.5; Hb11.3) e está acima de tudo (Is 45.18,22).
c) A verdadeira sabedoria não pode ser adquirida por meio místicos:
 O ocultismo ensina que "o conhecimento superior",  "a grande sabedoria", so pode  ser alcançada  por " estados místicos de consciência", isto é,  muita meditação, concetração de espirito e busca pela energia interior ou  "eu interior". Tudo isso não passa de um engodo!
A Bíblia declara que a verdadeira sabedoria e o conhecimentonão são obtidos por meio místiocos ( Pv 1;1Tm 4.10-16; 2Tm3.16-17).
d) A moralidade do ocultismo se choca com a moralidade bíblica:
O Movimento da Nova Era prega uma moralidade baseada na preferência  das pessoas.
Ou seja, as pessoas devem  "seguir seu coração" para chegarem às decisões  certas. Alías,
é muito comum ouvir , quando alguém está inseguro diante de uma decisão importante, a
seguinte recomendação: "Siga seu coração"! Porém, a Bíblia ensina que "enganoso é o coração, mais do nque todas as coisas"(Jr17.9). Nosso comportamento não deve ser baseado nos desejos de nosso coração, mas na Palavra de Deus (Mt 7.24-25; 1Jo 1.5-7; 2.28,9)
e) O ocultismo rejeita jesus como Messias:
 Para o ocultismo, Jesus foi apenas mais um vidente, um  "espírito iluminado", como eles consideram que Buda e Confúcio foram, ou mesmo um "mágico do bem". A Bíblia , porém, ensina que Jesus é o Messias, Deus encarnado o salvador do mundo(Mt1.20-23;Jo1.1-14;3.16-18;Fp2.1-8; 1Jo 2.2)
f) O ocultismo não fala de pecado, nem de necessidade de salvação:
Filmes, livros e desenhos ocultistas nunca falam de pecado e nem da necessidade de salvação, mas apenas de magia que pode ser manipulada para o bem ou para o mal, porém a Bíblia diz que para Deus não existe "magia do bem". Toda magia é diabólica  e  abominável (Dt 18.12). E mais:
 todo são pecadores e precisam de salvação (Rm 3.23-25) pois o pecado é real (1Jo 1.8-10) e separa as pessoas de Deus (Is 59.2; Ap20.12-15), só o sacríficio de cristo nos redime (Jo 3.16;1Pe2.24) e precisamos nos arrempeder de nossos pecados e receber, pela fé, a salvação em cristo( Ef 2.8,9;Jo6.47;Rm11.6). O céu e o inferno são reais ( Mt 25.46; Fl3.20-21;Hb 9.27;Ap20.10-15;21.1-22.5) e o destino dos que vivem em práticas ocultistas é a perdição eterna ( Ap21.8).