quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Israel usa rolo da Torá como “escudo” contra o Irã

Sinagoga foi construída dentro de reator nuclear estratégico

                                    Israel usa rolo da Torá como “escudo” contra o Irã


Nesta terça-feira foi dedicado um rolo da Tora, juntamente com uma nova sinagoga, no reator nuclear de Dimona, Israel. O espaço para orações substitui o antigo, que era uma sala improvisada num antigo abrigo antibombas.
Um número restrito de convidados participou da cerimônia de inauguração. O reator, localizado na região norte do Negev é considerado estratégico pelo governo israelense.
A iniciativa de se construir uma sinagoga nova naquele espaço foi do rabino David Abuhatzeira. O bilionário e filantropo norte-americano Ira Rennert já disponibilizou recursos para a compra de dezenas de pergaminhos de Torás por todo o Israel e respondeu positivamente ao apelo do rabino. A nova sala de oração tem capacidade para 300 pessoas.
“O rabino disse que uma sinagoga neste reator nuclear seria uma combinação enorme de santidade com poder [não-espiritual]“, explicou uma fonte envolvida na angariação de fundos. “O rabino pediu que trabalhássemos o mais rapidamente possível para construir a sinagoga, que ele descreveu como ‘esplêndida’”.
“O reator opera 365 dias por ano, mesmo durante as férias, mas, até agora, não tinha uma sinagoga adequada”, disse a fonte. “Isso foi muito importante para o rabino. Há milhares de trabalhadores no reator, e ficamos surpresos ao descobrir que não havia sinagoga para as centenas de judeus observantes que ali trabalham”.
Ele observou que não é coincidência a sinagoga estar sendo dedicada na mesma época em que há um debate público sobre a ameaça nuclear iraniana.
“Eu não tenho dúvida de que a construção de uma nova sinagoga e a dedicação de um novo rolo da Torá aqui vai nos proteger contra todas as ameaças externas, incluindo a do Irã”, acrescentou.
A instalação nuclear é oficialmente conhecida como Centro de Pesquisa Nuclear de Negev e, embora seja vigiada por guardas do exército continuamente, em janeiro a Comissão de Energia Atômica de Israel pensou em fechar o reator, pelo menos temporariamente, por causa de sua possível vulnerabilidade a um ataque do Irã.
Traduzido de Israel National News

Fonte: Gospel Prime


Carta onde Einstein afirma que Deus é produto da fraqueza humana será leiloada

O físico alemão se tornou um dos maiores pensadores do século 20, falecendo em 1955

                             Carta onde Einstein afirma que Deus é produto da fraqueza humana será leiloada

Entre os dias 8 e 18 de agosto o site eBay estará leiloando uma carta escrita pelo físico alemão Albert Einstein onde ele fala sobre os seus pensamentos a respeito da religião.
O manuscrito datado de 3 de janeiro de 1954, um ano antes de sua morte, tinha como destinatário o filósofo Erik Gutkind, de quem Einstein havia lido “Choose Life: The Biblical Call to Revolt” (“escolha a vida: o apelo bíblico pela revolta”).
A carta ficou conhecida como “Carta de Deus”, mas nela encontramos pensamentos que afirmam, entre outras coisas, que Deus é produto da fraqueza humana.
O documento pertence a um vendedor anônimo que contratou a agência de leilões Auction Cause, de Los Angeles, empresa que fará o leilão pelo eBay. O lance inicial é de 3 milhões de dólares e a empresa acredita que os compradores poderão oferecer até o triplo deste valor.
“Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20″, disse Eric Gazin, presidente da Auction Cause.
Leia um trecho da carta escrita por Albert Einstein.
“A palavra de Deus é para mim nada além do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíbliaé uma coleção de lendas honradas, mas ainda primitivas, que são não obstante bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode (para mim) mudar isso.”

Fonte: Gospel PRIME